terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evangelização de Espíritos

Bom dia amigos! Após feriadão de luzes voltamos renovados!
Estivemos em Santos neste final de semana participando do Encontro Regional de Evangelização de Espíritos, coordenado pela equipe do Colégio Allan Kardec.
Foi apresentada a Metodologia da Evangelização de Espíritos trazida pelo caríssimo amigo e benfeitor Eurípedes Barsanulfo.


Este trabalho tem a mesma expressão dos Espíritos que fizeram parte da Equipe do Espírito de Verdade. Esse fato é testemunhado pela presença constante dos Espíritos que auxiliaram Eurípedes na condução dos trabalhos do Grupo Espírita Esperança e Caridade, desde a sua fundação em 1905, sob a orientação de Vicente de Paulo.
Esse método apresentado pela Pedagogia do Amor passa pelas mesmas etapas que levaram Allan Kardec a observar, experimentar e vivenciar para organizar o pensamento lógico. Tem seus princípios assentados na Pedagogia de Pestalozzi, educador suíço, responsável pela formação pedagógica de Allan Kardec em Yverdon. 
O conhecimento da pedagogia pestaloziana propiciou à Eurípedes um grande trabalho, vindo adequá-las às necessidades atuais dos Espíritos compromissados com a educação do III Milênio.
Essa evangelização tem uma metodologia própria que auxilia o entendimento de toda a estrutura do Espírito. Ela não tem o objetivo de inovar o conhecimento espírita, mas sim, de renovar seu entendimento.
Vendo a necessidade de auxiliar seus irmãos na compreensão maior da verdade, Eurípedes elabora um plano de trabalho para atender as necessidades dos Espíritos no seu processo de evolução.
Aprovado esse plano por Jesus, estabeleceu as bases de como seria formada sua Equipe de  trabalho e um dos Espíritos convidados para dela participar entre tantos, Eurípedes convida o velho amigo Pestalozzi, o qual sentiu-se feliz e compromissado com a sublime causa lhe apresentada; dar estrutura pedagógica ao método da Evangelização de Espírito, trabalho esse que muito contribuiria na educação do Espírito.
É necessário vencer barreiras, preconceitos, para estabelecer novo paradigma de trabalho, sendo verdadeiramente o defensor da verdade que liberta. Alcançar o Espírito por uma metodologia que o faça acordar, despertar para a finalidade útil da sua existência.
Assim, Eurípedes vem formando também sua equipe no plano dos encarnados, para que eles possam sedimentar o conhecimento do processo de evangelização na intimidade do Espírito. Só assim ele também contribuirá com Jesus, quando se disponibilizar a servir o Mestre, evangelizando os Espíritos que o Pai lhe envia.
Para se tornar um Evangelizador de Espíritos há fatores que são imprescindíveis:
- O conhecimento da Verdade, trazida por Jesus, e explicitamente ensinada pela Doutrina Espírita. Desvendar Kardec para dimensionar os conflitos do Espírito, sem embuste ou desvios que venha retirá-lo do entendimento da vida como Espírito.
- O compromisso com uma postura que retrata o verdadeiro ensinamento recebido, favorecendo mudanças nos sentimentos, compreendendo as diversidades originadas a partir do grau de evolução do Espírito.
Evangelizar para educar. Esse é o propósito do Evangelizador de Espíritos, auxiliar o Espírito a perceber o seu íntimo, educando-o como Espírito.
Educar para evoluir é uma ciência, e, como ciência, necessita de método que aprimore a vontade do Espírito e renove os painéis da consciência.

Quando falamos em Evangelização de Espíritos não estamos nos referindo a evangelização infantojuvenil, mas a todos os Espíritos.

Trechos retirados do livro "O que é Evangelização de Espíritos" de Eurípedes Barsanulfo por Alzira Bessa França Amui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário